top of page

Saiba quando é o momento de sacar o dinheiro da sua previdência privada




A previdência privada é uma forma de investimento que foi criada para garantir que os consumidores tenham estabilidade no futuro, podendo servir, principalmente, como uma aposentadoria complementar ao benefício do INSS.


As boas taxas de rentabilidade a médio e longo prazo tornam o investimento na previdência privada um dos mais seguros que existem. Considerando que há momentos na vida em que é necessário gastar um pouco a mais para realizar alguns sonhos, a carteira também pode servir como poupança, o que explicaremos melhor a seguir. Os aportes na previdência privada são semelhantes aos depósitos realizados mensalmente na caderneta de poupança e o dinheiro pode ser sacado após respeitado o período mínimo para retirada. Porém, é importante saber que a rentabilidade é maior conforme os prazos mais longos, que podem durar de dois a dez anos. Os planos de previdência privada podem ser PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). No primeiro caso, o valor pago à previdência durante o ano pode ser abatido do Imposto de Renda se a quantia representar até 12% da renda do contribuinte no período. Esse tipo é recomendado para pessoas que possuem rendimentos mais altos. No VGBL, os impostos são tributados segundo as tabelas regressiva ou progressiva. Na progressiva, quanto maior o valor do resgate, maior será a alíquota aplicada, sendo mais interessante para quem pretende retirar o dinheiro investido todo de uma vez. Na tabela regressiva, o percentual das alíquotas vai depender do tempo em que o dinheiro foi acumulado na previdência. Quanto maior o tempo de acúmulo, menor a alíquota de Imposto de Renda a ser pago. Quando é o momento certo de sacar o dinheiro da previdência privada?

Comprar um veículo, uma casa ou outro imóvel que também servirá para uma necessidade futura são realizações que requerem um investimento maior. Por isso, não há culpa em sacar o dinheiro da previdência privada nessas situações.

O importante é ter sempre a consciência de que o dinheiro depositado na previdência privada é uma garantia para quando envelhecer e parar de trabalhar. Sacar antes da aposentadoria pode gerar alterações nos seus investimentos. Por isso é importante consultar um especialista.

Σχόλια


bottom of page